MENU
Prevent Care

Um olhar abrangente e humanizado nos cuidados integrais aos portadores de patologias crônicas degenerativas

Com um modelo de assistência integral à saúde, centrado no trinômio Paciente-Ciência-Humanização, tendo como alicerces os princípios científicos, éticos, morais e humanísticos, desde o ano 2000, a Cruz Azul promove o Programa Prevent Care, voltado para os cuidados especiais a uma população de pacientes com doenças crônicas degenerativas e suas respectivas complicações, que incluem comorbidades, perda funcional e fragilidade.

São pacientes de moderada a alta complexidade, que demandam o monitoramento ativo e a intervenção frequente, a citar:

- Aqueles com sequelas de eventos encefálicos (derrame cerebral);

- Diabéticos com complicações vasculares e/ou renais (amputações);

- Disfágicos (deglutição comprometida) em uso de dieta via enteral ou gastrostomia; úlceras de pressão (escaras);

- Transtornos cognitivos (alteração de memória e demências); disfunções cardíacas (insuficiência cardíaca);

- Doenças pulmonares crônicas (sequelas de tabagismo); traqueostomizados, que respiram com auxilio de orifício direto na traqueia;

- Sequelas de paralisia cerebral (pós-parto ou pós-evento anóxico – falta de oxigênio); infecções respiratórias de repetição (pneumonias) e infecções urinárias de repetição, dentre muitas outras afecções clínicas.

A equipe multidisciplinar, que contempla as especialidades médicas Clínica Geral, Geriatria, Pneumologia e Medicina da Família, em consonância com as áreas de Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Nutrição, desenvolve planos de cuidados personalizados, considerando a vulnerabilidade e as necessidades relacionadas aos pacientes, contando com o apoio de outras áreas da Cruz Azul, tais como: Pronto-socorro, Estomaterapia, Farmácia, Serviços Auxiliares de Diagnóstico e Terapia (SADT) etc.

Realizamos um trabalho muito próximo aos familiares e aos cuidadores formais, pois a compreensão, a ajuda e a presença dos mesmos são  importantes para o reestabelecimento do bem-estar do paciente, a aderência satisfatória ao tratamento, o compartilhamento das decisões com a família e o resgate de vínculo humanizado.

Por Dra. Joana Silveira Souza Koda Médica Clínica especializada em Geriatria e Gerontologia e Coordenadora do Programa Prevent Care da Cruz Azul.

Compartilhe: