De acordo com o caderno Vida Saudável – O Melhor Remédio, do Ministério da Saúde, a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), também chamada de pressão alta, é uma doença que atinge vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos, além de causar paralisação dos rins. A hipertensão ocorre quando a medida da pressão fica acima de 140 por 90 mmHg.
Em 90% dos casos, conforme aponta a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde, a doença pode ser hereditária, porém, alguns fatores de riscos podem influenciar nos níveis de pressão arterial, são eles:
Segundo um relatório do Ministério da Saúde, divulgado em 17 de maio de 2022, o número de adultos com diagnóstico médico de hipertensão cresceu 3,7 em 15 anos no Brasil. Os índices saíram de 22,6% em 2006 para 26,3% em 2021, indicando prevalência maior entre homens (5,9%). O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) aponta que foram registradas 551.262 mortes por doenças hipertensivas, sendo 292.339 em mulheres e 258.871 em homens, de 2010 a 2020.
Os sintomas da hipertensão aparecem apenas quando a pressão fica elevada, ocasionando dores no peito e na cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento no nariz, indica a Biblioteca Virtual em Saúde.
Medir a pressão é a única maneira de diagnosticar a hipertensão. Pessoas acima de 20 anos devem realizar este exame pelo menos uma vez por ano. Em casos de hipertensos na família, recomenda-se fazer o procedimento duas vezes no ano.
A pressão alta é uma doença que não tem cura, porém, pode ser controlada com o tratamento correto. Segundo a 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial, apresentada pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a adoção de um estilo de vida saudável, somado ao uso de medicamentos, mantém a hipertensão regulada. Basta apenas você:
Seguindo a parceria com a EMS, o Ambulatório Cambuci está promovendo a campanha prevenção focada na Hipertensão. Nos dias 13; 15; 21; 23; 27; 29 e 31 de março, será realizado o exame de Análise de Onda de Pulso (AOP), que proporciona o cálculo da idade vascular e outros parâmetros que permitem a detecção precoce da hipertensão. A ação é gratuita e acontecerá na sala 125 (Bloco B), das 08h00 às 17h00.